A Dermatite Associada à Incontinência (DAI) é uma manifestação clínica comum em pacientes com incontinência urinária e/ou fecal, sendo definida como eritema e edema da superfície da pele, às vezes acompanhada por flictenas com exsudatos serosos e erosões na pele .
Desenvolve-se a partir de uma combinação de fatores como a umidade excessiva causada pela incontinência urinária e/ou fecal alteração no pH da pele, fricção, colonização por microrganismos. A DAI é um problema comum em pacientes hospitalizados, aumenta o risco de desenvolvimento de Lesões Por Pressão (LP) e infecções secundárias de pele além de ser de difícil tratamento.
A laserterapia é uma técnica muito promissora no tratamento da DAI, utilizada para ativa a circulação, diminuindo os marcadores inflamatórios e aumentando as células de reparo tecidual. Visto que realiza analgesia na área afetada diminuído a dor e acelerando o processo de cicatrização.
É importante ressaltar que a laserterapia deve ser considerado como parte do tratamento e não como a única alternativa. Uma avaliação detalhada e contínua do enfermeiro especialista permite traçar os objetivos e selecionar os protocolos a serem utilizados no tratamento de forma assertiva para cada paciente.
A DAI é considerada uma condição evitável quando utilizada uma abordagem correta e resolutiva, portanto, a adoção de medidas de prevenção é uma prioridade. Condutas como a higiene correta da pele, com produtos que não alterem o pH, manter a pele sempre seca, padronização da fralda com maior capacidade de absorção e utilização de produtos de barreira para minimizar o contato da pele com urina e fezes, evitando assim, o agravo no quadro clínico do paciente.
Bibliografia
- MROZ, Lavínia. Construção do procedimento operacional padrão para aplicação do laser para tratamento da DAI. [s. l.], 2023. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7556
- PINHEIRO, Elisandra. et al. USO DO LASER EM TRATAMENTO DE DERMATITES ASSOCIADAS A INCONTINÊNCIAS : RELATO DE EXPERIÊNCIA. [s. l.], 2023. Disponível em: https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/777/643