Quando falamos de feridas já nos remete curativos farmacológicos, porém existem diversas outras terapias não farmacológicas que nos ajuda na cicatrização de feridas.
O processo de cicatrização da pele é complexo e envolve uma sequência de etapas, que incluem inflamação, formação de tecido de granulação, re-epitelização, cessação da inflamação e remodelação da pele, para isso existem diversas técnicas e abordagens disponíveis para a cicatrização de lesões, que podem ser farmacológicas ou não farmacológicas. As terapias não farmacológicas, envolvem o uso de tecnologias ou que incluem produtos naturais, como métodos para cicatrização.
As tecnologias foram desenvolvidas para serem eficazes no tratamento de feridas mais graves e de difícil cicatrização, com intuito de promover a cicatrização de forma mais rápida que as terapias convencionais. Confira as tecnologias que podem auxiliar no tratamento de feridas:
- Curativo a vácuo
- Câmara hiperbárica
- Laser de baixa intensidade
- Ozonioterapia
Os produtos naturais são indicados e utilizados em uma lesão cutâneo por serem a elas atribuídas propriedades terapêuticas, podem ajudar a diminuir a inflamação e estimular a regeneração da pele, acelerando a cicatrização de feridas. Alguns cicatrizantes naturais são:
- Barbatimão
- Calêndula
- Aloe Vera
- Copaíba
- Babosa
- Mel
Bibliografia
- ALMEIDA, Isabel; MESQUITA, Alan; GALVÃO, João; SILVESTRE, Ruth, ARAUJO, Thiago. TERAPIAS NÃO FARMACOLÓGICAS PARA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. [s. l.], 2024. Disponível em: https://anais.sobest.com.br/cbe/article/view/568