Olá galera, tudo bem com vocês?
Sabemos que a cicatrização de feridas é um processo complexo que exige cuidados específicos para garantir a recuperação adequada. Para obter sucesso na cicatrização e preciso controlar a carga bacteriana da ferida por tanto o profissional deve buscar agentes terapêuticos para auxiliar nesse processo.
A polihexametileno biguanida mais conhecida como PHMB, é um agente terapêutico que atua na destruição das bactérias e microrganismos, comprovando por seu papel antimicrobiano. A fim de evitar eventos adversos, como biofilme no leito da ferida, em especial as feridas crônicas, o qual retarda o processo de cicatrização.
o PHMB foi incorporado com sucesso em uma gama de produtos para tratamento de feridas com diversas apresentações como:
- Gel
- Sabonete
- Solução
- Espuma
- Creme
- Coberturas
As variedades de apresentações no mercado são passíveis de dúvidas para o profissional de saúde principalmente com relação à escolha e à indicação do melhor produto, para reduzir a carga microbiana nas feridas, e se existem diferenças significativas ou relação de superioridade entre os produtos com prata ou PHMB. Além disso, o tratamento para prevenir ou eliminar biofilme se dá a partir da avaliação de um profissional capacitado que seleciona a cobertura ou o agente tópico adequado para proteger e acelerar o processo de cicatrização, contribuindo significativamente para a melhoria da condição clínica e, consequentemente, da qualidade de vida do paciente.
O uso de PHMB em feridas pode trazer diversos benefícios como:
- Redução da carga bacteriana;
- Estimulação da regeneração tecidual;
- Redução da inflamação;
- Prevenção de infecções
- Elimina odores;
- Não provoca irritabilidade cutânea, maceração dos tecidos, nem desidratação do leito da ferida;
- Desconhece-se desenvolvimento de alergias;
- É indolor na aplicação e/ou remoção;
Precauções adequadas antes de utilizar o PHMB :
- Seguir as orientações do fabricante;
- Não exceder o tempo recomendado;
- Prepare adequadamente o leito da ferida antes da aplicação;
- Evitar uso simultâneo de produtos;
- Monitorar efeitos adversos;
Bibliografia
- MELO, Mariana Pequeno De et al.. O uso do polihexametileno biguanida (phmb) como agente terapêutico na cicatrização de úlceras arteriais. [s. l.], 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/53875
- SIQUEIRA, Katia Cristina; DIAS, Bruno; CAMPOSILVAN, Fernanda; SANTOS, Teresa. O uso do polihexametileno biguanida (PHMB) como agente terapêutico na cicatrização de feridas. 2016. [s. l.], Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7131.
- SANTOS, Michele. EFETIVIDADE DO POLIHEXAMETILENO-BIGUANIDA (PHMB) NA REDUÇÃO DO BIOFILME EM FERIDAS CRÔNICAS: REVISÃO SISTEMÁTICA. [s. l.], 2017. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/54778/R%20-%20D%20-%20MICHELLE%20CAROLINE%20SANTOS.pdf?sequence=1&isAllowed=y