Pesquisar
Close this search box.

Laserterapia no tratamento de fissuras mamilares

Fala galera!  tudo bem com você?

Em nossa primeira postagem falamos sobre a atuação da laserterapia de forma geral e agora, conforme combinado daremos seguimento com duas postagens de cada tópico. Se você ainda não leu, vale a pena ir lá dar uma conferida.

Chega de papo, vamos ao que interessa. Essa semana vamos abordar um assunto que eu, particularmente, amo. Laserterapia e o seu uso durante a amamentação, que pode ajudar muitas mamães a alcançarem o desejo de amamentar. Fico super empolgada quando explico para as mães os benefícios do laser e quando recebo fotos de pós atendimento com as fissuras bem melhores, ahahaha! Que sensação maravilhosa.

Antes de tudo e, como sempre, vamos à definição de fissura mamilar: perda da continuidade tecidual cutânea caracterizada por uma rachadura no mamilo; ocorre comumente durante a amamentação , é responsável por causar dor e desconforto para a nutriz, além de comprometer a amamentação exclusiva, levando ao desmame precoce(1).

Apesar de haver ainda alguma lacuna no conhecimento, o que falaremos melhor na próxima postagem, os estudos tem apontado a eficiência e eficácia da laserterapia para o tratamento de fissuras mamilares. Como profissionais de saúde, temos consciência de que a melhor terapia é aquele que tem orientações adequadas e cuidado efetivo  (2,3). Dessa forma além de dominar a técnica de aplicação do laser é necessário ter um conhecimento aprofundado sobre amamentação e tudo que envolve esse processo, bem como pega correta, hormônios envolvidos e posicionamento do bebê, para fornecer informações precisas às pacientes e assim garantir que a aplicação do laser seja eficiente.

Sem mencionar o conhecimento de anatomia. Um protocolo bem elaborado de laserterapia em fissuras mamilares inclui também a avaliação das mamas e aplicação do laser não só na fissura, mas também em linfonodos, por exemplo, caso haja necessidade.

Também podemos incluir a aplicação de Irradiação de Laser Intravascular (ILIB), que é comprovadamente eficiente no tratamento de fissuras mamilares, reduzindo o tempo de cicatrização e trazendo outros benefícios à mulher, principalmente em decorrência do momento que estão vivenciando (4).

Os benefícios da laserterapia nas fissuras mamilares são:

  • Alívio da dor
  • Estimula a cicatrização,
  • Eficácia com efeitos anti-inflamatórios
  •  Síntese e deposição de colágeno
  •  Ação antimicrobiana.

(2,3)

Um estudo apontou que a fototerapia é capaz de induzir um aumento significativo dos índices de produção de colágeno tipo III, 72 horas após o tratamento (3). Contribuindo, não apenas para a cicatrização eficaz da lesão, 75% a 80% de cicatrização do tecido mamilar de forma rápida, assegurando com que as puérperas continuassem a amamentar sem sentir dor ou desconforto (5). Além disso, a LBI é fator protetivo para a prevenção da formação de cicatrizes hipertróficas ou quelóides, preocupações comuns em lesões mamárias.

Por esses e tantos outros motivos a procura por profissionais capacitados em laserterapia por mulheres no período da amamentação vem crescendo consideravelmente.

E você, tem alguma experiência com laserterapia na amamentação? Deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários, ficamos felizes com as interações de vocês.

Ahaha! Ainda temos um encontro na semana que vem para falarmos mais sobre esse assunto… espero você.

Abraços!

Bibliografia

1.       Silva JNSF da, Silva Júnior MF da, Silva ACVR da, Silva Neto JM da, Araújo VTB de, Silva MPSF da. Aleitamento Materno E As Principais Intercorrências Que Levam Ao Desmame Precoce. Rev Ibero-Americana Humanidades, Ciências e Educ. 2022;8(7):1047–57.

2.       Batista VF, Santos GC do, Mello MAFC. A UTILIZAÇÃO DO LASERTERAPIA DE BAIXA POTÊNCIA EM FISSURAS MAMÁRIA. Rev Thêma Sci. 2020;10:131–46.

3.       Gusen J do A. laserterapia como técnica não farmacológica para o tratamento de trauma mamilar em puérperas canoas. Univ LaSalle. 2021;1–13.

4.       Nogueira DNG, Curan FM da S, Cardelli AAM, Ferrari RAP, Tokushima T, Andraus RAC. Low-level laser: Cost of therapy fornipple Trauma. Rev Bras Saude Matern Infant. 2021;21(1):151–9.

5.       Bandeira AK, Nery SBM, Monteiro DS, Rocha GM de M, Brito MGA, Silva M do A, et al. A efetividade da laserterapia como tratamento de fissuras mamárias em puérperas na Cidade de Piripiri – PI. Res Soc Dev. 2021;10(12):e132101219520.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp
1
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?