Olá galera, tudo bem com você?
Se submeter a um procedimento cirúrgico muitas vezes assusta quando pensamos no pós operatório, mas com avanço da tecnologia foram criados tratamentos complementares para acelerar a recuperação no pós cirúrgico.
o laser de baixa potência tornou-se uma grande alternativa quando pensamos em terapia complementar, possui várias propriedades, entre elas está analgesia, anti-inflamatório, bactericida, biomodulação e acelera a cicatrização, sendo considerado um método eficaz e indolor, fazendo com que o paciente diminua o consumo de medicamentos no pós operatório.
A terapia com o laser de baixa potência aumenta a proliferação e ativação dos linfócitos, eleva a fagocitose, aumenta a secreção de fatores de crescimento, favorecendo a reabsorção tanto de fibrina quanto de colágeno, trazendo benefícios como a ativação da microcirculação, produção de novos capilares e efeitos analgésicos, além de facilitar o processo regenerativo de fibras nervosa.
Após a cirurgia o paciente costuma apresentar sintomas como dor e edema causando um desconforto. Visando levar conforto e bem-estar ao paciente é realizado o laser de baixa potência que resulta na
diminuição do inchaço e da dor, demostrando que após as primeiras 24 horas ocorre um efeito modelador sobre o processo inflamatório diminuindo a dor, e 72 horas há uma redução do edema, tendo a redução progressiva da sintomatologia.
As doses utilizadas dependerão da necessidade do paciente. O profissional ira avaliar o paciente de maneira individualizada, analisando o quadro clínico em cada sessão .
Bibliografia :
- GARCIA, Larissa; LAZARINO, Vinicius; FOGGIATO, Augusto; ROQUE, José. AS VANTAGENS DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR APÓS CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS. [s. l.], 2021. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20211009_234442.pdf
- Dias, Elinanci Lima; Souza, Flaviano Gonçalves Lopes de. Utilização do laserterapia no pós-operatório de abdominoplastia. Disponível em: https://www.portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/234/25-UtilizaYYo_do_Laseterapia_no_PYs_-_OperatYrio_de_Abdominoplastia.pdf