Pesquisar
Close this search box.

Fotobiomodulação na fonoaudiologia

Fala galera… tudo bem com vocês?

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a fotobiomodulação (FTB) na fonoaudiologia, aplicação e evidência cientifica.

Existem evidências que a FTB  promove  neuromodulação, com ação em diferentes partes do Sistema Nervoso (SN), os resultados dos estudos realizados nesta área do conhecimento, apesar de serem poucos, são promissores (1).

Uma pesquisa realizada com fonoaudiólogos no Brasil, encontrou que todos os participantes do estudo conhece a FTB e disseram ser ela indicada para área da voz, sendo portanto, uma ferramenta reconhecidamente relevante para os profissionais da área (2).

Seus efeitos na reabilitação fonoaudiológica, são, principalmente nas áreas de audiologia e motricidade orofacial. Na audiologia, os estudos aponta para uma redução no zumbido. Já na motricidade orofacial podemos observar que os estudos apontam para os seguintes resultados: melhora na atividade elétrica do músculo orbicular da boca, redução da dor, melhora da função mastigatória. Inclusive relatos em melhora da função motora em casos de paralisia facial (1).

Na linguagem é possível observar que a neuroestimulação transcraniana pode melhorar a unção executiva em casos de lesões no SN. Estudos também encontraram melhora na capacidade líguistica em afásicos e melhora de escores neurpsicológicos em pacientes com lesão cerebral (1).

Um estudo recente feito com pacientes que tiveram COVID-19 na forma grave, em que foi preciso de  de intervenções como intubação orotraqueal e traqueostomia, observou que o uso da fotobiomodulação trouxe resultados positivos, com melhora da deglutição (3).

Assim, sabemos que a fotobiomodulação também apresenta grandes expectativas na fonoaudiologia.

E você, já conhecia esta aplicação da fotobiomodulação?

Bibliografia:

1.       Bacelete VSB, Gama ACC. Therapeutic effects of photobiomodulation in the speech-language-hearing clinic: an integrative literature review. Rev CEFAC. 2021;23(1):1–14.

2.       Pontes ES, Vaiano TG, Bastos RS de A, Lopes LW. Opinião de fonoaudiólogos sobre uso da fotobiomodulação na clínica vocal. CoDAS. 2023;35(6):1–10.

3.       Gehren AD, Oliveira DV de, Bennemann RM, Marchiori LL de M, Ferreira CS, Arruda CPB, et al. O uso da fotobiomodulação na dificuldade de deglutição em indivíduos que desenvolveram a forma grave da COVID-19. Rev CEFAC. 2024;26(1):1–13.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp
1
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?