Pesquisar
Close this search box.

Fotobiomodulação em problemas dermatológicos

Fala galera… tudo bem com vocês? Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre a fotobiomodulação na dermatologia. Já citamos em vários outros textos os mecanismos de ação da fotobiomodulação, no entanto, hoje faremos um compilado destas informações e adicionaremos outras pertinentes para que fiquem mais organizadas e de fácil acesso.

Sabemos que a fotobiomodulação é uma ferramenta valiosa para diversos problemas dermatológicos, isso porque ela atua trazendo vários benefícios, tais como:

1. Redução da Inflamação

A luz utilizada na fotobiomodulação pode penetrar na pele e ser absorvida por células-alvo, levando à redução de mediadores inflamatórios. Isso é particularmente útil em condições como acne, psoríase e rosácea, onde a inflamação desempenha um papel central. A redução da inflamação pode aliviar os sintomas e melhorar a aparência da pele (1).

2. Promoção da Cicatrização

A terapia de luz pode estimular a produção de colágeno e a formação de novos vasos sanguíneos, processos essenciais para a cicatrização de feridas. Isso é benéfico não apenas para feridas agudas e úlceras, mas também pode ajudar na reparação de danos na pele, como os causados por acne ou procedimentos estéticos (2,3).

3. Estímulo à Regeneração Celular

A energia da luz pode ativar os mitocôndrios nas células da pele, aumentando a produção de ATP (energia celular) e estimulando a divisão e o crescimento celular. Esse efeito pode ajudar na renovação da pele, melhorando a textura e a qualidade da pele em condições como o envelhecimento cutâneo e cicatrizes (4).

4. Redução de Bactérias

Especificamente no caso da acne, algumas formas de fotobiomodulação podem ajudar a reduzir a população de Propionibacterium acnes, a bactéria envolvida na formação de acne. A luz azul, por exemplo, é conhecida por ter propriedades antibacterianas (5).

5. Equilíbrio da Produção de Sebo

A terapia com luz também pode influenciar as glândulas sebáceas, reduzindo a produção excessiva de sebo, um fator contribuinte para a acne (4).

6. Redução de Hiperpigmentação e Vermelhidão

Em algumas condições dermatológicas, a fotobiomodulação pode ajudar a reduzir a hiperpigmentação e a vermelhidão, promovendo um tom de pele mais uniforme (1).

De fato, temos visto que a fotobiomodulação tem inúmeros benefícios para a pele, estes são alguns deles.

Bibliografia

1.       Trivellin MLa de O de AA, Alchorne A de O de A, Marques ERM da C, Alchorne MM de A. Avaliação do efeito clínico da terapia de fotobiomodulação com uso do laser de baixa intensidade em rosácea eritêmato-telangiectásica: Estudo piloto. Brazilian J Dev. 2020;(7):73015–24.

2.       FURLAN ACK. Efeitos da fotobiomodulação sobre o tecido após implantação do ácido hialurônico: estudo em modelo animal. J Ilmu Pendidik. 2020;7(2):809–20.

3.       Gomes BS, Bomfim FRC do, Lopes Filho G de J. A fotobiomodulação no processo cicatricial da pele – revisão da literatura. Brazilian J Dev. 2020;6(9):66814–26.

4.       Silva IL da, Lacerda J de S, Amaya GA, Araújo1 CS de, Silva EL da, Mutou FML. BENEFÍCIOS DA LIMPEZA DE PELE ASSOCIADA A FOTOBIOMODULAÇÃO BENEFITS. RECIMA 21 – Rev Científica Multidiscip. 2021;2:e28624–e28624.

5.       Yamada FR, da Silva MM, Scasni KR. O uso do LED para o tratamento da acne. Surg Cosmet Dermatology. 2017;9(4):316–23.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp
1
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?