Pesquisar
Close this search box.

Enfoque multiprofissional na atenção às pessoas com feridas

A equipa multiprofissional tem um papel essencial na atenção aos pacientes com feridas, aliviando do sintomas, melhorando a qualidade de vida e o conforto dos pacientes. A composição da equipe pode variar de acordo com o objetivo a alcançar no tratamento de feridas,  incluindo diferentes profissionais de saúde, como enfermeiros, médicos, nutricionistas, farmacêutico, psicólogos e fisioterapeutas. 

Cada profissional possui conhecimentos e habilidades específicas que complementam o trabalho dos demais. É fundamental que a equipa trabalhe em conjunto e sempre se comunicando, visando oferecer um cuidado mais completo e eficiente ao paciente.

A abordagem multiprofissional do cuidado tem a principal vantagem o modelo de atenção à saúde integral e centrado no paciente. Diante disso o tratamento vai muito além dos cuidados com a doença em si, estendendo-se a vida do paciente, incluindo aspectos físicos, estado nutricional, emocionais, sociais e até ambientais, visto que em algumas circunstâncias o próprio paciente se sente constrangido pelo estado no qual a lesão se encontra.

Cabe ao médico focar no diagnóstico e tratamento clínico da doença, a equipe de enfermagem avaliar e realizar curativos de acordo com as condições clinicas, o psicólogo pode tratar questões emocionais e de saúde mental que podem surgir em resposta ao estresse devido a ferida. Além disso, nutricionistas que trabalha o estado nutricional do paciente para acelerar o processo de cicatrização, o farmacêutico garantindo que o fornecimento dos medicamentos e coberturas estejam corretos e o fisioterapeuta atua na recuperação da mobilidade e amplitude do membro afetado, aspectos fundamentais para melhorar a qualidade de vida do paciente e o seu retorno as suas atividades cotidianas.

Bibliografia

  1. Grilo Miranda, L. S., Neves Amado, J. D., & Pereira Alves, P. J. (2023). Feridas complexas: abordagem por equipa multidisciplinar. Uma scoping review. Nursing Edição Brasileira26(306), 10030–10037. Disponível em : https://doi.org/10.36489/nursing.2023v26i306p10030-10037
  2. Andrade PC, Duarte SMRP. Atuação da equipe multiprofissional ao portador de ferida crônica hospitalizado. Rev. Enfermagem. UFPI. 2018; 7(4):34-42. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/download/526/504/1613#:~:text=Conclus%C3%A3o%3A%20o%20estudo%20aponta%20que,diversos%20profissionais%20na%20composi%C3%A7%C3%A3o%20da
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp
1
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?