Olá galera. Tudo bem com vocês?
Talvez você já tenha feito um curativo e não concluiu devido o paciente referir dor durante procedimento, isso acaba interferindo diretamente no sucesso do tratamento.
A dor associada as feridas crônicas pode impactar na cicatrização e na qualidade de vida relacionada à saúde do paciente. Embora busquemos estratégias como medicações via oral para alívio da dor, elas são muitas vezes ineficazes para o quadro em que o paciente se encontra, mas as medicações analgésicas tópicas podem ser uma alternativa promissora para o manejo da dor.
O uso eficaz de agentes tópicos pode reduzir a necessidade de agentes sistêmicos para o alívio de dor, reduzindo possíveis efeitos adversos, ao mesmo tempo em que oferece outra opção de tratamento para controlar as dores referentes às feridas. A analgesia prévia ao curativo, conforme prescrição médica, é necessária para que se possam remover do leito da ferida o curativo, os agentes inflamatórios, os corpos estranhos e os tecidos desvitalizados com o mínimo de desconforto para o paciente (SANTOS, et al. 2012).
Durante a troca de curativo, a limpeza, o desbridamento e a retirada da cobertura anterior são procedimentos que exigem cautela do profissional, pois tais procedimento sendo realizado de maneira inadequada podem gerar traumas no leito e nas bordas da ferida, bem como na pele perilesional.
A intensidade da dor varia de pessoa para pessoa, por tanto é primordial que o cuidado realizado pelo profissional aconteça de forma individualizada, para identificar as causas desencadeantes da dor e além de estabelecer estratégias de alívio da mesma, permanecendo atento aos relatos e sinais de dor. Avaliar e mensurar a dor de forma padronizada e sistemática, antes e durante a troca de curativo é passo fundamental para se modificar, manter ou associar novas coberturas e terapêuticas analgésicas que contribuam com a redução da dor e do sofrimento.
Bibliografia
- OLIVEIRA, P. F. T. et al. Avaliação da dor durante a troca de curativo de úlceras de perna. [s. l.], 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n4/17.pdf.
- SANTOS, Hellionice; RIBEIRO, Joathan ; SANTOS, Josefa; SANTOS, Michelle; OLIVEIRA, Carla. Controle da dor e uso de analgésicos na realização de curativos. [s. l.], 2019. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-d25e95b3dc6503278ef643fb8a189e723e6a9aac-arquivo.pdf