Pesquisar
Close this search box.

Fotobiomodulação na Dor Orofacial

Dor Orofacial, por definição, é toda a dor associada a tecidos moles e mineralizados (pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos) da cavidade oral e da face. As condições clínicas mais frequentemente associadas à dor orofacial são dores de dentes e de tecidos periodontais, disfunção temporomandibular (muscular ou articular), neuralgias, tumores, trauma, tecidual, doenças autoimunes, etc. Usualmente essa dor pode ser referida da região da cabeça e/ou pescoço ou mesmo estar associada à cervicalgias, cefaléias, fibromialgia e doenças reumáticas como artrite reumatoide.

A Fotobiomodulação para essas condições tem se mostrado um recurso terapêutico eficaz no tratamento da dor e das condições inflamatórias.

O curso tem por objetivo fornecer conhecimento teórico-prático sobre a Fotobiomodulação (LASER e LED) na Dor Orofacial para que os profissionais da área da saúde possam agregar a técnica à sua prática clínica.

Entenda mais sobre o curso! 

O curso será realizado na modalidade SEMIPRESENCIAL, com aulas gravadas e disponibilizadas na plataforma de ensino HOTMART, e aula presencial no formato hands on (workshop) na cidade de Macaé no estado do Rio, especificamente na IN LASER Clínica. O aluno terá acesso às aulas pelo período de 90 dias após a confirmação de matrícula para cumprir a carga horária online de 20 horas. Será disponibilizado para o aluno uma apostila para orientação dos estudos e materiais didáticos para leitura complementar (artigos, livros e outros). A aula presencial que será prática, acontecerá por meio de um workshop, as atividades práticas serão supervisionadas por professores efetivos da IN LASER Cursos, monitores e empresas convidadas.

Além da certificação do curso, o aluno será incluído no grupo de monitoria pelo TELEGRAM, denominado “FÓRUM IN LASER”. Lá você poderá tirar todas as suas dúvidas com profissionais experts em LASERs e LEDs terapêuticos, ou seja, você terá total assistência pós-curso, o que irá te garantir a continuidade do seu processo de aprendizagem para favorecer seu aperfeiçoamento dia-a-dia. Além disso, por ser aluno IN LASER, você terá acesso a todos os eventos ao vivo do “FÓRUM IN LASER”, que é realizado quinzenalmente pelo canal IN LASER no YouTube. O FÓRUM IN LASER tem como objetivo proporcionar a você, a interação entre alunos, professores convidados e outros profissionais especialistas para fomentar a troca de saberes e experiências.

Conteúdo Programático 

  • Breve revisão sobre a neurofisiologia da dor
  • Breve revisão sobre a anatomia e fisiologia do sistema estomatognático e sua relação com a região cervical
  • Dor orofacial – apresentar as afecções que acometem a região orofacial e seu diagnóstico
  • Avaliação e determinação do plano de tratamento para dor orofacial
  • Princípios básicos da luz LASER e LED
  • Interação do LASER com tecido biológico
  • Indicações do LASER e LED na prática clínica
  • Vantagens, cuidados e contraindicações na utilização do LASER e LED
  • Utilização do LASER no controle da dor orofacial
  • Protocolos de aplicação do LASER para controle da dor orofacial
  • Demonstrações práticas

Docente 

Delaine Bigaton _2
Delaine Rodrigues Bigaton

Crefito 23813 F

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Biologia Patologia Buco-Dental pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP)

Sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Eletromiografia Cinesiológica (SOBEC)

Atualmente está vinculada como Pesquisadora colaboradora junto a Área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, do Departamento de Diagnóstico Oral da FOP/UNICAMP

Proprietária do Instituto Delaine Bigaton – Fisioterapia orofacial

No período de 2001 à 2018 esteve vinculada a UNIMEP, atuando no curso de Graduação em Fisioterapia e nos Programas de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPG-Ft) e Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH). Nos Programas de pós-graduação desenvolveu atividades acadêmicas (docência e orientação de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) e administrativas (coordenadora do PPG-Ft e do PPG-CMH). No período de 2010 à 2014, atuou como Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Biologia Buco-Dental da FOP/UNICAMP, no qual orientou alunos em nível de doutorado. Desenvolve pesquisa e tem atuação clínica na área de Fisioterapia Musculoesquelética, com ênfase em dor orofacial e pós-cirúrgico de cabeça e pescoço.

Chamar no Whatsapp
1
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?