Pesquisar
Close this search box.

A importância do suporte familiar e social no tratamento de feridas

Olá, queridos leitores!

Hoje iremos abordar um tema super importante e que muitas vezes é subestimado. O suporte familiar e social no tratamento de feridas. Sabemos que cuidar de uma ferida não é tarefa fácil, principalmente quando estamos falando de feridas crônicas e de difícil cicatrização mas com a ajuda certa, podem fazer toda a diferença, tornar o processo do tratamento de feridas muito mais tranquilo e eficaz.

Vamos descobrir juntos como esse apoio pode transformar a jornada de recuperação em algo mais leve e cheio de esperança!

Ter alguém da família por perto, oferecendo ajuda e carinho, pode transformar essa experiência muito mais prazerosa, além fornecer informações valiosas sobre como ajudar no tratamento, desde a troca de curativos até o suporte emocional, auxiliando no processo de cicatrização. Isso porque o apoio emocional reduz o estresse, que é um grande vilão na recuperação de feridas. Portanto, os enfermeiros têm um papel fundamental em incentivar e orientar a participação da família e dos amigos no cuidado com o paciente.

A interação social positiva ajuda a manter o ânimo e a motivação, além de proporcionar um sentimento de pertencimento e solidariedade. Participar de grupos de apoio pode ser uma experiência transformadora. Esses grupos oferecem um espaço seguro para compartilhar experiências, trocar dicas e, principalmente, sentir que não estamos sozinhos nessa jornada. A interação social positiva nesses ambientes ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade durante o período de recuperação.

O suporte familiar e social é uma peça-chave nesse quebra-cabeça, proporcionando não só uma recuperação mais rápida, mas também um ambiente mais acolhedor e positivo para o paciente. Às vezes, um simples gesto de carinho pode fazer toda a diferença quando se trata de cuidados com feridas crônicas de difícil cicatrização!

Referencia :

  1. Tanaka Shimoguiri, A. F., & Serralvo, F. S. 2017. A importância da abordagem familiar na atenção psicossocial: um relato de experiência. Nova Perspectiva Sistêmica. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-78412017000100006
  2. Saberes e práticas no cuidado centrado na pessoa com feridas. 2017. Esc. Anna Nery. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/dfnLmbkDWth7sV5gBzjcYgq/
  3. Qualidade do cuidado e segurança do paciente: o papel dos pacientes e familiares. 2022. Saúde debate. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/thcVfcCJVQNFj7Ds6WrXg5z/

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp
1
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?