Estomaterapia: uma especialidade na enfermagem em evolução

Você sabe o que é Estomaterapia?

A Estomaterapia é uma especialidade da prática de enfermagem, exclusiva do enfermeiro estabelecida mundialmente pelo Conselho Mundial de Estomaterapia, a partir de 1980. Essa especialidade é definida como aquele que possui conhecimentos, treinamento específico e habilidades voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres, incontinências urinarias e fecais.

Os especialistas possuem um campo de atuação bem amplo, atuando em serviços ambulatoriais, clínicas e consultórios especializados em estomaterapia, assistência domiciliar, ensino/docência, pesquisa, assessoria e consultoria técnica em empresas que comercializam produtos relacionados à área.

Além do cuidado direto, os profissionais estomoterapeutas tem papel fundamental na supervisão, orientação das ações em saúde, produzindo e difundindo conhecimentos, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades baseados em evidências científicas e/ou consensos, com o objetivo de melhorar a prática da enfermagem, promover segurança e qualidade para a assistência em saúde, gerando impacto direto na qualidade de vida das pessoas assistidas.

Ser um especialista competente requer mais do que conhecimentos teórico-práticos, mas vários atributos como responsabilidade e compromisso éticos e sociais, colaboração interdisciplinar e multiculturalismo, dentre outros, e fundamentem uma prática avançada baseada nas melhores evidências disponíveis.

É importante destacar que, no tocante à legislação específica, obtive um avanço: após uma consulta recebida do Conselho Regional de Enfermagem-CE, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) emitiu um parecer de número 04/2016/COFEN/CTAS, no qual reconhece como atividade do enfermeiro e relacionada à Estomaterapia, as técnicas de fortalecimento da musculatura do soalho pélvico (cinesioterapia, eletroestimulação, biofeedback, cones e pessários vaginais), o que nos oferece proteção legislativa no exercício das atividades.

Bibliografia

  1. SCHIMIDT, Fernanda; et al. Intervenções nas Áreas de Abrangência da Estomaterapia. [s. l.], 2016. Disponível em: https://sobest.com.br/wp-content/uploads/2020/10/PDF_INTERVENCOES.pdf
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp
1
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?